Personal Web Server (PSW)

O Personal Web Server (PSW) é um servidor WEB para aplicações e desenvolvimento de Intranets com propósitos modestos. A vantagem do PSW é que ele pode ser executado em um sistema operacional Windows 95, Windows 98 e Windows NT Workstation.

Para instalar o PSW no Windows 98 use o cd do Windows 98 que contém o PSW. Caso queira instalá-lo no Windows 95, você precisará do Windows NT 4.0 Option Pack, que inclui uma versão do PSW para Windows 95.

 Instalando o PWS no Windows 98

  1. Insira o cd do Windows 98 no seu drive de CD-ROM.

  2. Clique no botão Iniciar e escolha Executar.

  3. Na caixa de diálogo, digite X:\add-ons\psw\instalar.exe. Substitua a letra X pela letra do seu drive de CD-ROM. Clique em OK.

  4. A janela Personal Web Server surgirá (Figura 1.1). Clique em Avançar para prosseguir.

  5. Clique no botão Personalizar no conjunto de opções de configuração na janela seguinte (Figura 1.2)

  6. Marque documentação ADO. Clique duas vêzes em Microsoft Data Access Components e, na janela ativa, em Active X Data Obejcts. A seguir, marque a Documentação ADO para ser instalada (Figura 1.3).

  7. Clique em OK para fechar a janela e em OK na segunda janela para fechá-la também. Para desenvolvimento é recomendável que você instale a documentação ADO, pois você precisará da documentação para desenvolver páginas ASP orientadas a bancos de dados.

  8. A seguir, adicione a documentação do Active Server Pages. Para isso, clique duas vêzes em Personal Web Server e clique duas vezes em Documentation. Assinale Active Server Pages na janela que será exibida (Figura 1.4).

  9. Feche as duas janelas clicando em OK.

  10. Clique em Avançar na janela PWS Setup Window.

  11. Observe o diretório padrão home de publicação da Web, x:\Inetpub\wwwroot, onde X: é uma letra de unidade. Clique em Avançar para aceitar o valor padrão (quando você o alterar, lembre-se de que todos os procedimentos neste curso referem-se à localização padrão).

  12. Deixe que o MTS instale a pasta em seu valor padrão e clique no botão Avançar.

  13. A configuração do PSW está completando a instalação. Quando a instalação estiver concluída, você poderá encerrar a configuração com o botão Concluir.

  14. Reinicialize o computador agora para poder usar o Personal Web Server.

Após a reinicialização, você poderá usar o PSW.  Você poderá iniciá-lo usando a sequência de menus Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas Para a Internet, Personal Web Server, Gerenciador do Personal Web. No quadro da esquerda da janela do Personal Web Manager, você vê ícones para as cinco áreas disponíveis que aparecem no quadro da direita (Figura 1.5).

Quadro Principal - Contém as seções Publicação e Monitorando. Em Publicação, há o URL para a home page do PWS, o botão para parar ou iniciar o serviço de publicação e o caminho do diretório home. A seção Monitorando fornece dados estatísticos da publicação (Figura 1.5). Observação: publicação na Web é o processo pelo qual você torna algo acessível usando a Internet.

Quadro Publicar - Executa o Assistente de Publicação, que o ajuda a publicar arquivos colocando-os no diretório da Web /iissamples/homepage (Figura 1.6).

Quadro Site da Web - Executa o Assistente da Home Page,  que o ajuda a criar uma home page no Active Server Page e a publicá-la como /default.asp (Figura 1.7).

Quadro Tour - Proporciona um tour pelo produto através do PWS (Figura 1.8).

Quadro Advançado - Aqui você pode definir opções avançadas para diretórios virtuais, definir documentos padrão, permitir a pesquisa em diretórios e ativar o registro de atividades do site da Web (Figura 1.9). Observação: um diretório virtual é um diretório que não precisa localizar-se em seu diretório home; na verdade ele pode residir em outro disco ou computador, mas pode ser acessado por um browser cliente através da Internet como se estivesse localizado em seu diretório home.