Visual Basic, VB .NET, ASP, Active X, Access, SQL Server

 Active Server Pages: o que são Active Server Pages?


Sobre Este Tutorial

Este tutorial é baseado naquele do Personal Web Server da Microsoft. Foi removida parte da informação considerada desnecessária em servidores NT comuns, e foi adicionada nova informação e uma página com scripts gratuitos, úteis e prontos para uso.

O Que São Active Server Pages?

Active Server Pages (ASPs) são páginas Web que contêm scripts executáveis no servidor em adição à mistura usual de texto e elementos de HTML (Hypertext Markup Language). Scripts executáveis no servidor - ou de servidor, como chamaremos aqui - são comandos especiais que você adiciona a páginas Web que são processados antes que as páginas sejam enviadas do servidor ao navegador de alguém que esteja visitando o seu site. Quando você digita uma URL na caixa de endereço do navegador ou clica sobre um link em uma página Web, você está solicitando a um servidor Web localizado em alguma parte para que envie um arquivo para o navegador ( às vêzes chamado um 'cliente') no seu computador. Se o arquivo é do tipo HTML normal, ao recebê-lo em seu computador, ele se parecerá exatamente com aquilo que está no servidor. Após o recebimento do arquivo, o seu navegador exibe seu conteúdo como uma combinação de texto, imagens e sons. No caso de um arquivo do tipo Active Server Page, o processo é parecido, exceto que há um processamento extra que ocorre antes de o servidor enviar o arquivo. Antes de fazer o envio do arquivo, o servidor Web executa todos os scripts de servidor contidos na página. Alguns desses scripts exibem a data atual, hora e outras informações. Outros processam informação que o usuário digitou em um formulário, como numa página de livro de visitas do site. Para serem distinguidas de páginas HTML normais, Active Server Pages recebem a extensão ".asp".

O Que é Necessário Para Usar ASP

Para trabalhar com ASP você precisa ter o Personal Web Server que vem com o Windows NT Workstation e Windows 98 ou - melhor ainda - o Internet Information Server 4 (IIS) instalado no Windows NT Server. O IIS é preferível por permitir a plena utilização dos recursos de ASP, enquanto o PSW lhe oferecerá menores possibilidades de desenvolvimento. Para instalar o Personal Web Server no Windows 98, veja aqui como fazê-lo.

 

O que você pode fazer com Active Server Pages?

Há muitas coisas que você pode fazer com Active Server Pages. Por exemplo:

Com o que se parecem Active Server Pages?

A aparência de uma Active Server Page depende de quem ou o que a está examinando. Para o navegador Web que a recebe, uma Active Server Page parece-se tal qual uma página HTML normal. Se um visitante do seu site exibir o código fonte de uma página gerada a partir de uma Active Server Page, eis o que ele verá: uma página HTML normal. Contudo, o arquivo residente no servidor é muito diferente. Em adição ao código HTML normal, você vê scripts de servidor. Isto é o que Active Server Pages são para o servidor antes de serem processadas e remetidas em resposta uma requisição.

Com o que se parecem os scripts de servidor?

Scripts de servidor parecem-se muito com elementos da linguagem HTML. Contudo, ao invés de iniciarem e terminarem com um sinal de menor-que (<) e maior-que (>), eles costumam iniciar com <% e terminar com %>. O sinal <% é chamado de código de abertura e o sinal %> de código de fechamento. Entre estes sinais ficam os scripts de servidor. Você pode inserir scripts de servidor em qualquer parte da sua página Web - mesmo dentro de elementos HTML.

Você necessita ser um programador para entender scripts de servidor?

Há muito que você pode fazer com scripts de servidor mesmo sem saber como programar. Por esta razão, muito do que há de ajuda online sobre Active Server Pages é escrito para pessoas que estão familiarizadas com HTML, mas não são programadores de computador.