Visual Basic, VB .NET, ASP, Active X, Access, SQL Server

Decorando o plano de fundo com 

Codelines TilePicture

    É muito conveniente trabalhar com janelas MDI, porque você dá ao usuário uma única janela para conter todas as demais. Sua aplicação fica mais organizada e fácil de operar. Mas, quando se trata de decorar o plano de fundo de uma janela MDI, as coisas se complicam. Este tipo de formulário não possui métodos gráficos como os demais formulários do VB. Você tem que recorrer a complexas operações com APIs ou informar um enorme bitmap como imagem para o plano de fundo, o que faz crescer absurdamente o seu executável. Para resolver este problema, a Codelines criou o componente TilePicture. Com ele você pode decorar o fundo da janela MDI com apenas duas linhas de código. Após atribuir à propriedade Picture do formulário a imagem a ser usada para preencher o plano de fundo, adicione as linhas de código abaixo ao formulário MDI:

Private tp As New CTilePicture

Private MDIForm_Load ()

   tp.Init Me

End Sub

Se o formulário não for MDI, você deve adicionar também o seguinte código no tratamento do evento Paint:

Private Sub Form_Paint ()

    tp.Paint

End Sub

Além desta forma simples e direta de decorar o plano de fundo, o componente TilePicture lhe permite carregar a imagem a partir de um arquivo de recursos. Isto dispensa a necessidade de atribuir a mesma imagem à propriedade Picture de vários formulários e fazer inflar o seu executável.

Caso você queira ampliar ou diminuir a imagem, o componente TilePicture lhe oferece a propriedade ScaleFactor para variar a escala de exibição da imagem. Com um pequeno bitmap, você pode produzir uma grande imagem na tela ou mesmo jogar com esta propriedade e um Timer para produzir animações.

Se o que você quer não é uma imagem exibida lado a lado, mas sim centralizada, poderá usar a propriedade ShowMode para informar o modo centralizado de exibição da imagem. A qualquer momento, você pode alterar o modo de exibição e a escala da imagem.

Você também pode oferecer ao seu usuário a possibilidade de configurar a aparência de cada formulário com as imagens que mais lhe agradarem. Com o método LoadPictureFromFile, você  exibe uma janela em que o usuário pode escolher a imagem de um arquivo assim como o modo de exibi-la e a escala de exibição. Você pode escolher quais opções dar ao usuário e, se quiser criar sua própria interface para a operação, também poderá fazê-lo e passar o nome do arquivo para este método, desta forma, nenhuma janela será exibida.

Como você vê, este componente lhe possibilita trabalhar com formulários MDI e todos os demais formulários decorando-os com uma aparência bem profissional. Isto sem ter que se envolver com as complexidades da subclassificação de janelas e a manipulação dos métodos gráficos da GDI.

TilePicture é uma DLL, que após você instalar, passa a aparecer na relação de referências do projeto com o nome "Codelines TilePicture". Após marcar esta referência no seu projeto, você poderá declarar variáveis do tipo CTilePicture e criar instâncias deste objeto em cada formulário conforme mostrado no código acima.

Para conhecer o TilePicture e ver um projeto de demonstração das possibilidades do componente, clique no link abaixo:

Download do Codelines TilePicture

Conheça também SilentIdea, e reprograme sua mente com mensagens subliminares enquanto trabalha.