Gerador de Mensagens Subliminares

 Versão 3.2. Agora com suporte para auto-hipnose e    exibição de imagens.

Auto-hipnose

A auto-hipnose é uma antiga técnica usada para acessar os níveis mais profundos da nossa  mente. No estado hipnótico, a mente se torna especialmente aberta e livre de preconceitos ou temores que a impedem de viver novas experiências. O uso da hipnose para fins terapêuticos é muito antigo e tem se reforçado ainda mais nos tempos modernos com o avanço das técnicas para praticá-la. Mas toda hipnose é na verdade auto-hipnose. O mito de que a pessoa hipnotizada perde a consciência e fica à mercê do hipnotizador é um engano comum. Na verdade, a hipnose depende totalmente da aceitação voluntária das sugestões do hipnotizador por parte do hipnotizado. Desta forma é possível a uma pessoa praticar a hipnose por sua própria conta. Basta para isto que siga diligentemente um programa de treinamento que irá habilitá-la a entrar em transe hipnótico por seus próprios meios. E, uma vez adquirida esta capacidade, um maravilhoso campo para o aperfeiçoamento pessoal se abre de vez para a pessoa. Poder acessar os níveis mais profundos de sua mente e orientá-los no sentido dos seus objetivos é liberar todo o seu potencial de realização intelectual, físico e emocional.

Para praticar a auto-hipnose, no entanto, é necessário seguir um roteiro e ter disciplina. Este roteiro pode ser dividido em cinco etapas. Veja a seguir mais detalhes sobre este roteiro.

O Procedimento de Indução Auto-Hipnótica Em Cinco Etapas

São cinco os passos para desenvolver uma poderosa auto-hipnose e fazer com que sua mente mais profunda evolua no sentido do que você mais deseja. Os passos são: preparação, relaxamento, aprofundamento, sugestão e finalização.

Preparação

Um plano de prática é de importância vital, de modo que a primeira coisa que você deve fazer é criar um. Se você não tiver um plano, o que você estará dizendo é que irá praticar quando tiver tempo. Isto nunca funciona. Decida em primeiro lugar quando, de uma forma completa e continuada, você irá praticar. O tempo que você irá reservar, e a freqüência da prática proposta devem ser realistas. Lembre-se, você deve querer que o lugar e a hora reservados para sua prática estejam disponíveis uma vez que você tenha assumido o compromisso com o plano.

É bem possível que você seja uma pessoa excepcional, capaz de fazer muitas coisas que outras pessoas não são capazes de fazer. Pessoas que pesquisam informações sobre auto-hipnose e como aprender a praticá-la costumam ser pessoas incomuns. Porém, quanto mais excepcional você for, mais necessidade você tem de um planejamento. Quanto mais produtivo e capaz você for, mais você precisará de um planejamento para se engajar em qualquer nova atividade. Você provavelmente sabe disto. Mas se não sabe, preste atenção: Desenvolva um plano!

Quanto mais específico e realista for o seu plano de prática da auto-hipnose, melhores as chances de levá-lo ao sucesso. Se você deixar para praticar quando tiver uma chance, você não continuará por muito tempo. 

Planeje a melhor hora para praticar, tendo em mente que você deve fazê-lo na hora do dia em que está no seu melhor. Se você deixar para praticar depois de um dia cansativo de trabalho, ao chegar em casa, é bem provável que a única coisa que você irá praticar será dormir. Você também deve deixar para praticar numa hora em que não será interrompido por outras pessoas.

Muitas pessoas se surpreendem em saber que devem permanecer acordadas para praticar a auto-hipnose. Se você tem problemas para permanecer acordado quando tenta praticar, não importando a hora do dia, você terá que tomar medidas para evitar o adormecimento

Um método extremo de evitar o adormecimento é praticar em pé até que você perca o hábito de adormecer. Obviamente esta não é a posição ideal para praticar a auto-hipnose, mas nenhuma quantidade de prática irá ajudá-lo se tudo o que você estiver praticando for cair no sono. Se você adormecer mesmo estando em pé, é porque precisa de cuidados médicos ...

À medida que sua prática for avançando, você poderá usar de sugestões para evitar o adormecimento durante suas sessões de auto-hipnose.

Relaxamento

O segundo passo após a preparação inicial é tornar-se relaxado. Você tem que relaxar a mente e o senso de julgamento, deixar os músculos do corpo relaxados e livres de tensões.

Relaxamento - relaxamento realmente profundo - é uma habilidade que muitas pessoas  perderam ou nunca desenvolveram.  Algumas pessoas, porém , conseguem fazê-lo com muita facilidade. Elas apenas se livram das tensões e deixam cada parte do corpo tornar-se flácida e relaxada. Se você é uma destas pessoas. inicie sua sessão de auto-hipnose ficando bem relaxado. Divirta-se. Esta não é uma coisa para fazer com pressa.

O tempo envolvido na fase de relaxamento da sua indução auto-hipnótica pode variar de meia hora a uns poucos segundos. É uma parte importante na indução e não deve ser negligenciada. À medida que você avançar e a sua habilidade aumentar, você irá reconhecer os estados de profundo relaxamento e será capaz de alcançá-los em um tempo surpreendentemente curto. Mas, como um principiante, seja paciente e divirta-se. Será um tempo bem gasto.

Para auxiliá-lo a alcançar um ótimo relaxamento, o melhor método é usar de umscript   para seguir mentalmente e se deixar guiar por ele para ir relaxando parte por parte do seu corpo. Decorar um script, porém, não é uma boa idéia. Você teria que ficar o tempo todo preocupado em lembrar o que deveria ser pensado na etapa seguinte. Mas preocupação é uma palavra proibida numa sessão de auto-hipnose. Por isto, no SilentIdea há um recurso para você gravar seus scripts  sonoros e manipulá-los livremente, montando parte por parte e definindo quantidades de repetições, pausas antes e depois, e a ordem em que cada parte é  tocada. Desta forma, o seu script  não se torna algo monótono. Eis aqui um bom exemplo de script  de relaxamento:

"Eu estou começando minha sessão de auto-hipnose agora. De agora até que eu diga 'acorde' eu me tornarei mais e mais relaxado e concentrado em mim mesmo. Sugestões que eu me dê serão seguidas, mas isto somente se aplicará àquelas sugestões que eu me dê e conscientemente queira que sejam seguidas."

"À medida que fecho os meus olhos e começo a mergulhar, eu posso imaginar um lenço cobrindo meus pés. Cada parte do meu corpo que se torne coberta pelo lenço se tornará completamente relaxada. Meus pés estão ficando profundamente relaxados. Todos os músculos dos meus pés estão soltos e relaxados."

"Agora o lenço está se movendo por sobre os meus joelhos. Cada músculo e tendão no meu corpo dos joelhos para baixo estão se tornando mais e mais relaxados. Toda a tensão está fluindo para fora desta área, deixando todos os músculos soltos e relaxados."

"Agora, o lenço está se movendo lentamente em direção à minha linha de cintura. À medida que ele se move para cima, tudo vai ficando mais relaxado. Quando ele atinge minha cintura, eu quase não sinto nada dali para baixo. Todos os músculos nos meus quadris, baixo abdome, pernas e pés estão progressivamente mais e mais relaxados."

"Todas as preocupações estão saindo da minha mente. Se um pensamento se intrometer, eu o deixarei enfraquecer-se e partir calmamente. Eu somente estou pensando em relaxar e afastar todas as tensões. Todos os músculos estão se tornando mais e mais relaxados e eu estou me sentindo agradavelmente sonolento. Eu não vou dormir, mas eu estou me sentindo tão despreocupado e relaxado, penetrando mais e mais em mim mesmo sem nenhuma preocupação ou ansiedade."

"Agora o lenço está se movendo para cima, movendo-se lentamente sobre o meu estômago, centímetro por centímetro sobre o meu peito, parando sobre os meus ombros. Todos os músculos no meu estômago e costas estão se soltando, tornando-se total e completamente relaxados. Meu relaxamento é como um calor, se espalhando por toda parte coberta pelo lenço. Os músculos no meu peito e braços estão se tornando mais e mais soltos. Eu poderia me mover se quisesse, mas eu estou me tornando tão confortavelmente relaxado que eu não quero me mover. Eu estou parado e relaxado, movendo me mais e mais para o fundo de um agradável estado de relaxamento onírico."

"Agora o calor e o relaxamento estão lentamente se movendo para cima dos meus ombros. O lenço está parado ali, mas o relaxamento está se movendo suavemente para o meu pescoço. Todos os músculos no meu pescoço estão se tornando flácidos e soltos. Eu posso vê-los com os olhos da minha mente, tornando-se soltos e descansados. Todas as preocupações e ansiedades estão desaparecendo à medida que me aprofundo no meu relaxamento."

"Agora o relaxamento está se espalhando pela minha boca e pelos músculos das mandíbulas. Minha língua está mole, repousando em minha boca sem nenhuma necessidade de tensão. Eu posso ter brevemente mais saliva na minha boca, mas isto logo mudará. Agora, minhas bochechas e olhos estão relaxando. Eu poderia abrir os meus olhos se precisasse, mas, a menos que eu precise, seria muito trabalhoso. Eu teria que fazer muito esforço para abrir os olhos. Eu estou me movendo agradavelmente para baixo, tornando me mais e mais relaxado."

"Os músculos da minha testa estão ficando mais e mais relaxados. Eu posso imaginá-los como tiras de borracha sobre minha testa, tornando-se soltas e distendidas. Mergulhando fundo e mais fundo, relaxando mais e mais. Das pontas dos meus dedos ao alto da minha cabeça, eu estou ficando mais e mais relaxado, descendo mais e mais."

O script  não termina aqui. Agora, porém, ele o guiará para a próxima fase do processo de indução auto-hipnótica.

O Aprofundamento

Uma vez que você tenha completado a fase de relaxamento, você pode começar a aprofundar este estado. Em algum momento entre o relaxamento e o aprofundamento, você irá entrar num estado hipnótico. Você provavelmente não o saberá, especialmente sendo um principiante, mas isto irá ocorrer mais cedo ou mais tarde.

Um do primeiros obstáculos que um principiante deve superar é a compulsão para "vigiar". Isto é, você ficará esperando pelo evento da hipnose, por alguma mudança no seu estado de consciência ou modo de sentir que lhe dirá, "Você está hipnotizado."

A expectativa da hipnose irá atrapalhá-lo e muito se você não a afastar de sua mente. Entrar num estado de auto-hipnose é parecido, neste ponto, com cair no sono. Se você vai para a cama à noite e lá fica tentando se pegar adormecendo - tentando observar o preciso instante em que começa a dormir - você não irá dormir. A atividade de vigiar o deixará acordado. Se e quando finalmente você adormeceu, você não saberá. Quando você acordar, saberá que esteve dormindo, mas você terá que acordar para sabê-lo.

Desta mesma forma, você não saberá quando entrou num estado hipnótico (mas isto não será porque você perdeu a consciência, você não a perderá). Posteriormente, após ter estado praticando regularmente por algumas semanas ou um mês ou dois, você irá saber que esteve num estado hipnótico após sair dele, mas você não saberá quando entrou nele.

Qualquer um leva semanas ou meses para atingir um bom estado hipnótico? Definitivamente não. Algumas pessoas têm uma incrível experiência já na primeira vez que tentam. Outras podem praticar por vários dias sem nada notar, e então uau! elas têm uma daquelas ótimas sessões de indução nas quais elas sabem que algo de estupendamente bom ocorreu. Mas, se você não for uma destas pessoas, não se preocupe. Continue praticando e você acabará chegando lá.

Ok, mesmo dizendo isto, eu sei o que realmente irá ocorrer. Tão certo como eu estou aqui sentado digitando estas palavras, eu sei que você ainda irá se vigiar. É uma pena, mas isto é humano. Às vezes, nós não conseguimos nos controlar. Você será distraído por cada pequena mudança no seu estado mental, esperando para ver o que lhe acontece à medida que avança no procedimento. Como eu disse, é inevitável, porque é natural. Apenas tenha em mente que você não irá se dar conta de nada, exceto do relaxamento, que é muito agradável, e talvez um senso levemente distante de ser retirado das preocupações cotidianas. Procure não se preocupar com o momento da hipnose tanto quanto possa. É melhor medir as suas realizações e se você esteve ou não em hipnose pelos resultados das suas sugestões, não pelo modo como você se sentiu enquanto esteve praticando.

Uma das formas mais populares de procedimento de aprofundamento é a técnica de contagem regressiva. Para usar a técnica da contagem regressiva, você simplesmente começa a contar de, digamos, 100, imaginando que está mergulhando mais e mais fundo em sua mente a cada contagem. Outras imagens e pensamentos, provavelmente, irão se intrometer enquanto você estiver contando. Isto é natural. Apenas deixe-os calmamente de lado continuando a sua contagem. 

A velocidade com que você conta deve ser natural; nem muito rápida, nem muito lenta. Para muitas pessoas isto significa contar no ritmo de uma contagem para cada dois ou três segundos. Faça-o num ritmo que lhe seja confortável e relaxante. Algumas pessoas gostam de ligar a contagem com a respiração. À medida que avança, sua respiração se torna mais lenta, assim sua contagem também se torna mais lenta. 

Não conte em voz alta, apenas pense na contagem. Você deve evitar ao máximo o envolvimento físico e os movimentos. 

Voltando agora ao script  sonoro que você pode usar para guiar sua prática, um bom exemplo do script  para esta fase pode ser este:

"Agora eu vou começar a contar para trás começando em vinte e cinco. À medida que eu conte, eu continuarei mergulhando em mim mesmo, agradavelmente mais e mais fundo no meu relaxamento. Eu me tornarei sonolento e profundamente relaxado, mas eu não irei dormir. Eu irei simplesmente mergulhar mais e mais fundo no meu estado de consciência profundamente relaxada. Quando atingir o zero, eu estarei num estado muito agradável e parecido com o sono. Eu ainda serei capaz de dirigir os meus pensamentos, e eu poderei levantar imediatamente se precisar, mas, a menos que eu precise, eu continuarei a mergulhar mais e mais fundo no meu relaxamento. "

"Começando a contagem regressiva . . . vinte e cinco . . . vinte e quatro . . . vinte e três . . . vinte e dois . . . mergulhando mais e mais fundo a cada contagem . . . vinte e um . . . vinte . . . sentindo me sonolento, mas ainda acordado . . . dezenove . . . dezoito . . . dezessete . . . flutuando suavemente para baixo a cada contagem . . . dezesseis . . . quinze . . . catorze . . . mergulhando, sonolento . . . treze . . . doze . . . onze. . . dez . . . mais da metade alcançada, mergulhando fundo e fundo a cada contagem . . . nove . . . oito . . . sete . . . seis . . . cinco . . . sentindo me muito relaxado . . . quatro . . . tornando me mais e mais relaxado e sonolento . . . três . . . dois . . . um . . . zero. Respirando agradavelmente, lentamente, mergulhando mais e mais fundo a cada respiração."

"Na medida em que continuo profundamente relaxado e relaxando ainda mais, eu estou pensando nas minhas sugestões."

Neste momento, é hora de entrar na fase das sugestões previamente gravadas no script..

Sugestão

Uma vez que você tenha atingido o final do procedimento de aprofundamento, você estará pronto para aplicar as sugestões. O que você fez durante a fase de relaxamento e aprofundamento foi aumentar a sua sugestibilidade. Isto é, você abriu a sua mente subconsciente ao menos um pouco para receber suas sugestões. Isto funciona em razão das características particulares e peculiares da parte subconsciente da sua mente.

A forma mais comum e fácil de aplicar sugestões é prepará-las de antemão e memorizá-las. Não será muito difícil de lembrá-las, mas, se você as estiver ouvindo em um arquivo sonoro, sua tarefa será ainda mais fácil e reforçada pelo som das palavras. Lembre-se apenas de fazê-las curtas e denotativas, isto é, usando as palavras no seu sentido mais natural, pois o subconsciente é ingênuo e toma tudo ao pé da letra. Não use gírias em suas sugestões nem frases de duplo sentido.

Nunca diga "Você" nas suas frases de auto-sugestão. Você estará dirigindo-se a si mesmo, portanto, use a primeira pessoa do singular e diga "Eu." 

Embora as pessoas, às vezes, tenham resultados imediatos de suas sugestões, é mais provável que leve um pouco de tempo para que elas se tornem efetivas. Portanto, não se impaciente. Por outro lado, se você não notar algum resultado em, digamos, duas semanas, você deve mudar suas sugestões. 

Nesta fase, após ter aplicado as sugestões, você deve concluí-la na seqüência do script.. Veja a seguir um exemplo.

"Todas as sugestões que eu me dei se efetivarão, porque elas são boas para mim e é bom que eu as realize. Todas os direcionamentos que eu me dei são bons para mim e eu os seguirei.

"Cada vez que eu praticar a auto-hipnose eu me tornarei melhor e melhor nela. Eu serei capaz de relaxar mais e mais profundamente em menos tempo a cada nova prática.

A Finalização

Uma vez que você tenha aplicado as sugestões, você estará pronto para terminar sua sessão. Você poderá simplesmente abrir os olhos, levantar-se e ir para o trabalho, mas esta não é uma boa idéia. Você deve identificar formalmente o fim de cada sessão. Assim fazendo, isto irá criar uma clara demarcação entre o estado hipnótico e o estado de consciência comum. Uma clara terminação também previne que a sua sessão de auto-hipnose se transforme numa soneca. Se você quiser dormir, durma. Mas não o faça de uma forma que o sono fique associado com a prática da hipnose.

Se você estiver praticando na hora de ir dormir e não se preocupar em adormecer em seguida, tudo bem. Mas ainda assim crie uma linha demarcatória na sua mente para indicar o fim da sua sessão de auto-hipnose. Desta forma você estará evitando o hábito de adormecer durante a prática da hipnose.

Para terminar a sessão, pense que você estará completamente acordado e alerta após contar, digamos, até três. Algo parecido com isto.

"Agora, na medida em que eu conte até três, eu estarei lentamente, gradualmente, agradavelmente acordando. Eu retornarei ao meu estado normal, exceto pelas mudanças sugeridas. Agora, começando, ... um ... tornando-me mais alerta ... dois, preparando me para acordar ... três, acorde."

Como o SilentIdea pode ajudá-lo na auto-hipnose

Na hipnose comum, os pensamentos do paciente são conduzidos pelo hipnotizador. Na auto-hipnose, não há um guia para conduzir o paciente. Se você está tentando se auto-hipnotizar, terá que preparar previamente um roteiro de pensamentos e sugestões para conduzir sua sessão de auto-hipnose. A forma mais cômoda de fazer isto é gravar o roteiro num arquivo de som e tocá-lo enquanto relaxa e deixa seus pensamentos serem guiados pelas frases que vão sendo tocadas. O SilentIdea possui um gravador de sons. Você pode criar o seu roteiro por partes, gravando frases, testando a qualidade e salvando-as em arquivos individuais. Após gravar os arquivos das frases, você usará o SilentIdea para combiná-los em uma lista. Esta lista será o seu roteiro, e você poderá manipular a ordem, o número de repetições e as pausas antes e depois de cada arquivo ser tocado. Ouvindo o roteiro, você poderá relaxar e se deixar guiar pelo conjunto de pensamentos previamente gravados sem ter de se preocupar em recordá-los. Estes roteiros podem ser salvos e tocados também a partir da inicialização do SilentIdea  a intervalos regulares de tempo que você determina. Isto permite que você os configure para serem tocados continuamente enquanto estiver dormindo. Mesmo dormindo, você poderá se beneficiar deste tipo de auto-sugestão. A qualquer momento, você poderá editar os roteiros adicionando e removendo arquivos de som ou modificando a ordem, o número de repetições e as pausas. Isto lhe permitirá modificar rapidamente aquela parte do roteiro que precisa ser aperfeiçoada sem ter que recriá-lo do início.

Download do SilentIdea               Página principal