Visual Basic, VB .NET, ASP, Active X, Access, SQL Server

Formulários no VB: copiando menus rapidamente

Se você está desenvolvendo um projeto com múltiplos formulários parecidos, é bom poder copiar e colar controles de um formulário para outro. Contudo, no VB6, você não pode fazer isto com menus - a menos que você tenha um truque. O truque é fazê-lo fora do ambiente do VB. Aviso, não tente isto a menos que você tenha um backup seguro do seu código.

Abra o seu formulário que contém os menus a serem copiados usando um editor de textos. Pode ser o Notepad ou qualquer outro. Localize o início da seção Menu - ela deve aparecer próxima ao topo do formulário. Eis aqui um exemplo:

Begin VB.Menu mnuPopup 
    Caption = "Hidden"
    Visible = 0 'False
    Begin VB.Menu mnuPopupCut 
        Caption = "Cu&t Row"
        Shortcut = ^X
    End
    Begin VB.Menu mnuPopupCopy 
        Caption = "&Copy"
        Shortcut = ^C
    End
    Begin VB.Menu mnuPopupPaste 
        Caption = "&Paste Row"
        Shortcut = ^V
    End
End

Uma vez localizado o início do menu, procure pelo comando 'End' correspondente ao 'Begin' do menu. Selecione o bloco e copie o texto para a área de transferência. Agora, use o editor de textos para abrir o seu formulário novo. Procure pelo fim das propriedades dos controles e cole o texto do menu imediatamente após. Salve o seu novo formulário, feche o Notepad e abra o novo formulário novamente no VB. Você deverá ver a estrutura do menu do mesmo modo como se você a tivesse criado no modo trabalhoso com o editor de menus. Se você cometeu um erro, reverta ao seu backup.

Aconselho você a examinar, no editor de textos, outros formulários que contenham controles e menus para se acostumar com a divisão de seções dentro de uma arquivo '.frm'.